Novo terminal de São Cristóvão - Rio de Janeiro
São Cristóvão ganha terminal
Bairro reunirá ônibus que fazem integração com zonas Sul e Oeste, Niterói, S. Gonçalo, Maricá e Itaboraí
A travessia entre o Rio e os municípios do lado leste da Baía da Guanabara terá em São Cristóvão um ponto de encontro. Um novo terminal rodoviário será construído pelo Governo do estado num terreno próximo às estações de trem e metrô do bairro para atender as linhas de ônibus que fazem ligação com Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí. No local também haverá ligação com as Zonas Sul e Oeste da cidade. Além da comodidade, a maior vantagem para o passageiro será a economia, já que os itinerários serão feitos com tarifa única.
A escolha de São Cristóvão para a construção do terminal não foi à toa. O lugar é considerado estratégico pela Secretaria Estadual de Transportes, já que dá acesso aos cinco ramais de trem da SuperVia, à linha 2 do metrô e aos ônibus que cruzam o Túnel Rebouças e os que se dirigem à Barra e Jacarepaguá.
“O PDTU (Plano Diretor de Transportes Urbanos) indicou a integração como algo prioritário. Vamos desviar o tráfego que passa desnecessariamente pelo Centro. As pessoas terão passagem mais barata e ganharão tempo”, explica o secretário de Transportes, Augusto Ariston.
O terminal ocupará o espaço da estação de trem desativada Francisco Sá, que fica entre as ruas Ceará e Francisco Eugênio e a linha férrea. O prédio da antiga gare será restaurado para a instalação de lojas e postos de serviço. No pátio, hoje coberto de mato, serão construídas as plataformas dos ônibus.
Expectativa é que 30 mil passem pelo terminal
O projeto prevê a instalação de escadas rolantes e elevadores que darão acesso a um mezanino. Nesse segundo pavimento, está prevista uma praça de alimentação. O andar dará acesso a duas passarelas cobertas e refrigeradas com esteiras rolantes, que farão a ligação com as estações de trem e metrô e com a Radial Oeste. Segundo a Secretaria, o objetivo é que as 30 mil pessoas por dia que passarão inicialmente pelo lugar possam fazer a baldeação com todo o conforto.
Obras prevêem revitalização do bairro
A construção do terminal também vai revitalizar o entorno. A Secretaria pretende demolir muros da ferrovia, reintegrando a Rua Ceará ao restante de São Cristóvão.
O projeto técnico já está pronto e a previsão é de que em menos de três meses saia a licitação para a construção. A expectativa é de que as obras, que custarão R$ 18 milhões, durem um ano. Com isso, em meados do ano que vem o projeto deve estar pronto.
COMO FUNCIONARÁ A INTEGRAÇÃO
As 12 linhas de ônibus intermunicipais que partem de Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí escolhidas para fazer a ligação com o terminal de São Cristóvão são: 105, 108, 135, 210, 108, 211, 101, 117, 181, 185, 152 e 186. Os trajetos até o Centro ou a Zona Sul deixarão de existir.
As linhas que passam pelo Túnel Rebouças, como a 460, 461, 462 e 463, via Túnel Velho, que atualmente têm ponto final da Radial Oeste, passarão a desembocar no terminal. Isso permitirá uma troca rápida de ônibus para os passageiros, que em vez de passar pelo Centro, cortarão caminho para a Zona Sul.
Linhas que vão para a Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá poderão utilizar a baia da Radial Oeste ou da Rua Francisco Eugênio e permitir outras integrações. O objetivo também é evitar o trajeto pelo Centro. Essas linhas são: 233, 234, 266, 267, 241, 268, 269, 240, 2111. Seus itinerários, no entanto, não vão mudar.
O acesso ao metrô para quem se dirige ao Centro também será facilitado no novo terminal. O sistema de trens também será uma boa opção.
Bairro reunirá ônibus que fazem integração com zonas Sul e Oeste, Niterói, S. Gonçalo, Maricá e Itaboraí
A travessia entre o Rio e os municípios do lado leste da Baía da Guanabara terá em São Cristóvão um ponto de encontro. Um novo terminal rodoviário será construído pelo Governo do estado num terreno próximo às estações de trem e metrô do bairro para atender as linhas de ônibus que fazem ligação com Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí. No local também haverá ligação com as Zonas Sul e Oeste da cidade. Além da comodidade, a maior vantagem para o passageiro será a economia, já que os itinerários serão feitos com tarifa única.
A escolha de São Cristóvão para a construção do terminal não foi à toa. O lugar é considerado estratégico pela Secretaria Estadual de Transportes, já que dá acesso aos cinco ramais de trem da SuperVia, à linha 2 do metrô e aos ônibus que cruzam o Túnel Rebouças e os que se dirigem à Barra e Jacarepaguá.
“O PDTU (Plano Diretor de Transportes Urbanos) indicou a integração como algo prioritário. Vamos desviar o tráfego que passa desnecessariamente pelo Centro. As pessoas terão passagem mais barata e ganharão tempo”, explica o secretário de Transportes, Augusto Ariston.
O terminal ocupará o espaço da estação de trem desativada Francisco Sá, que fica entre as ruas Ceará e Francisco Eugênio e a linha férrea. O prédio da antiga gare será restaurado para a instalação de lojas e postos de serviço. No pátio, hoje coberto de mato, serão construídas as plataformas dos ônibus.
Expectativa é que 30 mil passem pelo terminal
O projeto prevê a instalação de escadas rolantes e elevadores que darão acesso a um mezanino. Nesse segundo pavimento, está prevista uma praça de alimentação. O andar dará acesso a duas passarelas cobertas e refrigeradas com esteiras rolantes, que farão a ligação com as estações de trem e metrô e com a Radial Oeste. Segundo a Secretaria, o objetivo é que as 30 mil pessoas por dia que passarão inicialmente pelo lugar possam fazer a baldeação com todo o conforto.
Obras prevêem revitalização do bairro
A construção do terminal também vai revitalizar o entorno. A Secretaria pretende demolir muros da ferrovia, reintegrando a Rua Ceará ao restante de São Cristóvão.
O projeto técnico já está pronto e a previsão é de que em menos de três meses saia a licitação para a construção. A expectativa é de que as obras, que custarão R$ 18 milhões, durem um ano. Com isso, em meados do ano que vem o projeto deve estar pronto.
COMO FUNCIONARÁ A INTEGRAÇÃO
As 12 linhas de ônibus intermunicipais que partem de Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí escolhidas para fazer a ligação com o terminal de São Cristóvão são: 105, 108, 135, 210, 108, 211, 101, 117, 181, 185, 152 e 186. Os trajetos até o Centro ou a Zona Sul deixarão de existir.
As linhas que passam pelo Túnel Rebouças, como a 460, 461, 462 e 463, via Túnel Velho, que atualmente têm ponto final da Radial Oeste, passarão a desembocar no terminal. Isso permitirá uma troca rápida de ônibus para os passageiros, que em vez de passar pelo Centro, cortarão caminho para a Zona Sul.
Linhas que vão para a Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá poderão utilizar a baia da Radial Oeste ou da Rua Francisco Eugênio e permitir outras integrações. O objetivo também é evitar o trajeto pelo Centro. Essas linhas são: 233, 234, 266, 267, 241, 268, 269, 240, 2111. Seus itinerários, no entanto, não vão mudar.
O acesso ao metrô para quem se dirige ao Centro também será facilitado no novo terminal. O sistema de trens também será uma boa opção.
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Cidade Maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade Maravilhosa
Coração do meu Brasil
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Cidade Maravilhosa
Coração do meu Brasil
Fonte : http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=203718
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Engraçado, vocês não falam da parte em que vai se demolir uma estação de 1922, a grande parte dela, só vai sobrar um prédio mesmo... cadê a preservação ferroviária no Estado do Rio? Como podem demolir a estação inicial de uma das ferrovias mais importantes para o RJ? Não cabe na cabeça de ninguém decisões como essa...
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